domingo, 12 de dezembro de 2010

Sistema digestório humano

O sistema digestório humano, assim como dos outros animais, tem como importância, facilitar a absorção de nutrientes, que serão utilizados pelas mitocôndrias, presentes nas células, na produção de energia, para manutenção do organismo. O início da digestão, que ocorre na boca, tem a participação dos dentes e lingua, na mastigação, trituração e mistura do alimeto com a saliva, aumentando a superfície de contato entre o alimento e a enzima presente na saliva, que é a amilase salivar, enzima específica a digestão de amido, transformando em maltose, porém, esse processo de digestão só ocorre se o pH (grau de acidez) da boca for neutro, pois só assim a enzima amilase salivar se torna ativa, e quem torna esse pH neutro são os sais minerais presentes na saliva, que é constiuída de sais, água e amiliase salivar, também conhecida por ptialina. Após esse processo de digestão parcial que ocorre na boca, forma-se o bolo alimentar, que será deglutido e conduzido até o estômago, graças aos movimentos peristálticos, movimentos involuntários que ocorrem no tubo digestório, a partir do esôfago até o final, em movimentos ondulatórios que empurram o alimento para baixo. Ao chegar no estômago, haverá aliberação do hormônio gastrina, que estimula a liberação de suco gástrico, constituído de água, ácido clorídrico e pepsina, uma protease, ou seja, uma enzima que digere proteína, transformando-a em peptídeos. porém esse processo só ocorre se o pH do estômago for ácido, graças a liberação de ácido clorídrico. apoes esse processo digestório, formasse o quimo, num processo chamado de quimificação. Após esse processo, o quimo é conduzido para o intestino delgado onde ocorre a digestão de todos os nutrientes necessários para o organismo. Sendo assim, é no intestino que ocorre a liberação da maioria das enzimas digestivas. A acidez do quimo estimula a liberação de secretina que estimula a liberação de bicarbonato de sódio para tornar o pH básico, para que as enzimas digestivas que atuam lá, se tornem ativas. a chegada de gordura estimula a liberação de colecistocinina, que por sua vez estimula a liberação da bile, pela vesícula biliar, que por sua vez auxiliam a digestão das gorduras, aumetando a supefície de contato entre a gordura e a lipase. ocorre também a liberação de sucos digestivos como: suca entérico e pancreático. Esse proceso de digstão que ocorre no intestino delgado forma o quilo (quilificação), que por sua vez é conduzido ao intestino grosso onde ocorre a absorção de água e sais minerais,formando o bolo fecal.
figura mostra o fígado que produ a bile, a vesícula que libera e o pâncreas que libera o suco pancreático e o bicarbonato de sódio.]
ATENÇÃO:
Lembrar da tripsina, uma protease assim como a pepsina porém liberada no intestino e atunando sob pH básico, ao contrário da pepsina que atua em pH ácido. Já a amilase salivar atua em pH neutro e a amilase pancreática atua em pH básico.
 
figura mostra a propriedade das enzimas: especificidade ao substrato.
figura mostra os movimentos peristálticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário